terça-feira, 16 de novembro de 2010

Se há coisa que eu gosto mesmo é de conversar com velhos.

Gosto de conversar com o meu avô. Gosto, é verdade. A maioria pode achar secante, mas o que uns consideram 'cara de seca' eu considero arrogância por não aproveitarem a oportunidade que têm nas mãos de aprenderem pontos de vista, opiniões e vivências completamente diferentes. É verdade que as opiniões das pessoas da geração de 40, 50 divergem muito das da geração de 80, 90 mas, sinceramente, como é que isso poderia não acontecer quando se tem 50 anos de experiência pelo meio? Enerva-me que cortem conversa quando um velho está a (tentar) falar. Tira-me do sério. De repente, é como se aquela pessoa passasse a ser uma criança e não tivesse ideias ou opiniões a partilhar quando, na verdade, tem mais do que as pessoas que lhe cortaram a conversa. E confesso: prefiro conversar com pessoas mais velhas do que com pessoas mais novas, na maioria dos casos.Gosto de falar sobre as revoluções, o país, a diferença entre o antes e o agora. É bom variar entre as típicas conversas de café onde saímos tal e qual como quando lá entrámos. Gosto de conversar com o meu avô. Ele gosta de me relembrar que se orgulha muito de mim e que reza por mim todas as noites e eu coro até à raiz do cabelo porque não sei o que é que hei-de dizer, e portanto abraço-o. Gosto de falar, não gosto de discutir. Porque há assuntos em que somos os dois inflexiveis. Não vale a pena dizer-lhe que, para mim, a tourada é um crime porque ele vai dizer-me logo de seguida que os touros são feitos mesmo para isso. E eu depois não me vou conseguir conter. Mas gosto de conversar com ele, e com os outros. Desde que se interessem pelo que digo e não me tratem como se eu fosse uma criança e não tivesse ideias ou opiniões a partilhar.

5 comentários:

  1. Eu também gosto, acho que teem tanto para nos ensinar! adoro ouvi-los. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu escrevi um post sobre o assunto ontem. As pessoas com mais idade têm sempre algo para nos ensinar.

    ResponderEliminar
  3. Os velhos viveram em outro mundo! Compartilho da tua opnião.

    Meus velhos (avós) já se foram, mas sempre tive amigas de outras gerações. Na adolescência minha confidente tinha 3 vezes a minha idade.

    E hoje, sempre que algum puxa assunto comigo (por aqui são os únicos simpáticos) fico o tempo que for possível conversando.

    beijo.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente o único avô que tenho está quase sempre a dormir~.
    Já a minha avó do Porto, bem ela partilha tudo! Tudo mesmo! Se a primeira vez lhe doeu, o que a mãe dela achava dela, tudo! É um máximo.
    Tenho um Tio que adoro ouvir falar. Ele é mesmo muito inteligente, não tem o 12º ano, mas juro que ele sabe mais do que qualquer outra pessoa que eu já conheci, e por isso adoro ouvi-lo falar! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho saudades de falar com o meu avô...essa é a verdade! Descobri com ele sempre coisas que não sabia, mesmo sobre pessoas que me são proximas.

    Há tão pouca gente hoje em dia que me acrescente realmente qualquer coisas...

    ResponderEliminar