domingo, 12 de setembro de 2010

Vou lá fora só fumar um cigarro

Gosto de fumar um cigarro quando me apetece. Não sou fumadora assídua, nem posso ser chamada de fumadora porque não o sou. No entanto gosto de poder sair de algum sítio para isso mesmo: fumar um cigarro. É uma desculpa para me isolar, apesar de não conseguir explicar isso como deve ser para que alguém o perceba. Gosto de sair de um jantar, de um restaurante, de uma festa, de um bar, de um grupo de pessoas e de ver outras coisas. Gosto de me sentar no chão, acender um cigarro e observar o mundo. Ver as gotas da chuva caírem no chão, o cigarro a arder, as formigas seguirem o seu caminho no carreiro que lhes é familiar ou observar as pessoas que passam nos seus carros e imaginar em que irão elas a pensar: no que irão fazer para o jantar, como vão pagar a prestação da casa este mês ou no filho da puta do patrão que os obrigou a ficar até tão tarde no trabalho que tanto detestam. Gosto de sair do meio de música, barulho, vozes e gargalhadas para ouvir o mundo seguir o seu ritmo natural, voltando depois para o ambiente onde me encontrava. E, se eu me levantasse de uma mesa argumentando 'vou só lá fora ver as formigas e os carros a passar', era certo e sabido que iria ver todos os ocupantes olhar para mim com cara de quem não percebeu se eu estava a gozar ou se batia mesmo mal da cabeça. É estúpido que a sociedade aceite mais naturalmente alguém que se ausenta para ir fumar do que alguém que sai para ir ver o mundo. Mas é assim. Portanto saio, sento-me onde der e observo o que puder. E quando dou conta já ouvi e vi mais do que fumei. E o cigarro já acabou. E eu tenho de voltar para o outro mundo onde toda a gente faz barulho mas não vê nem ouve o que interessa.

12 comentários:

  1. meu deus neste aspecto somos iguaizinhas, também fumo um cigarro pelo mesmo motivo que tu e porque gosto e me sabe bem mas só mesmo muito escassamente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que há mais fumadoras sociais como eu lol
    Adoro sair sem ninguém reparar em mim só para vir cá fora descansar de tudo o que normalmente me rodeia :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. conhecem a expressão "vou apanhar ar"?

    ResponderEliminar
  4. tal e qual como eu : )
    beijinhos, june

    ResponderEliminar
  5. pois. "ir apanhar ar" era uma desculpa mais saudável :x

    ResponderEliminar
  6. conheço e já a tentei usar varias vezes. Segue se um 'mas estas bem? o que é que se passa? queres que vá contigo? ah mas eu vou na mesma...' ou 'pois pois, queres é ir falar ao telemovel ou assim, ja te conheço'. E a conversa dura, dura, dura... De todas as maneiras, não estou a fazer nenhum crime nem nenhuma vergonha.

    ResponderEliminar
  7. eu não fumo... mas tens tanta razão :)

    ResponderEliminar
  8. Sempre precisei dessas pausas...mas não gosto de fumar... e tenho sp de levar com as perguntas "o que é que tens?". É só um minutinho, não me chateiem.

    ResponderEliminar
  9. pela primeira vez, encontrei alguém que me entende. sou uma fumadora casual, fumo quando me apetece... e se o faço mais, é por esse motivo : porque preciso de ir lá 'fora' um bocadinho, preciso de me encontrar no meio de tanta confusão...
    a desculpa do 'apanhar ar' não resulta, pelo menos, para mim. há sempre uma imensidão de perguntas a que não me apetece responder e , mesmo que consiga ir lá fora sem me questionarem, passado uns segundos, aparece alguém a perguntar-me se estou bem, se preciso de desabafar...
    e eu também reparo nas formigas :)

    ResponderEliminar
  10. epa entao diz que vais cagar. ninguem vai querer ir contigo, acho

    ResponderEliminar