segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Pipoca e o Exame de Portugues e isto tudo

Eu até gostava da Pipoca. Até ao dia em que se lembrou de atirar postas de pescada sobre o assunto do Exame Nacional de Português do 12º ano deste ano. Não bastando isso, ainda fui ver, curiosa, os cento e tal comentários que abundavam sobre isto. E, se por um lado me senti melhor ao ver que não fui a única "revoltada" com o infeliz post, por outro fiquei pior ainda ao ver comentários de pessoas que, aparentemente, se julgam bem mais crescidas e evoluídas que os alunos, chamando-nos "Biebers" e afins. Desde quando é que alunos com 17, 18, 19 anos podem ser comparados a isto? É falta de consideração e arrogância a mais, bem como falta de conhecimento sobre o assunto, ou, neste caso, sobre o exame em si. O descalabro continua numa guerra sobre erros dados em vários comentários entre os comentadores, numa cena à primária de "ó não sei quantas, antes de vires para aqui devias aprender a escrever bem!" e cenas assim. E os Biebers somos nós. Eu fui a exame com 14 e admito que fui daquelas que não estudei a pensar que iria ser facílimo e depois levei com 9 no exame para acordar para a vida. Mas, apesar de ter achado o exame mais difícil do que os que vi nos anos anteriores e os testes feitos ao longo do anos, nunca desculpei a minha nota com o facto de ter sido fácil ou difícil. Não estudei e devia ter estudado, pronto. Mas é triste que assim que possam as pessoas tentem rebaixar os outros e fazer-se sobressair a elas. A sério que me revolta. E, ao que parece, a autora do blogue vai fazer uma compilação dos erros dados pelos alunos ali nos comentários e publicá-la. A sério, qual é a necessidade? Eles criticam-nos que somos os"ressabiados" e as crianças e depois é isto. Enfim.

20 comentários:

  1. Partilho dessa tua revolta. Não gostei do post e notou-se que se baseou numa notícia que passou no jornal o que, por si só, já lhe tira credibilidade. Quem escreve uma opinião daquelas deve, no mínimo, ler o exame e imaginar-se a fazê-lo.
    E ainda fico mais chateada quando falam da pergunta do sujeito que foi onde eu errei (não era assim tão óbvia!!!) Enfim... não havia mesmo necessidade mas...

    ResponderEliminar
  2. Oh June e vais ligar agora ao que essa parola diz? Passei nesse blog e só vi mini posts dignos de quem não tem muito para escrever, logo pensa pouco muitos sapatos e vestidos digno de uma fútil qualquer. Sabes uma coisa, é muito fácil criticar as outras gerações, especialmente as mais novas porque das mais velhas normalmente se tem mais respeito, mas eu por exemplo quando critico as mais novas é sempre a brincar ou de forma sarcástica. O que ela fez não se insere nisso, foi tipo dar um atestado de burrice à tua geração o que é uma generalização muito perigosa. Lamento que tenhas tido apenas 9, porque isso em nada reflete a tua rica e interessante forma de escrever, e o importante é que passaste :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. eu fui ver o exame e não o achei dificil, não para um aluno que tivesse estudado e estado atento nas aulas. Acho que o grau de dificuldade seria o mesmo do que fiz há dez anos atrás mais coisa menos coisa.
    qd eu tinha a tua idade a geração que tem a idade que eu tenho agora tb criticava a minha, os mais velhos que eu criticam a minha, é um ciclo. :)
    De resto, algumas bloggers pela fama e nº de seguidores que tem acham-se donas da verdade e se estamos contra elas somos ressabiadas e mal amadas e essas coisas todas.

    ResponderEliminar
  4. Não concordo nem um bocadinho com o que a tal Pipoca disse. Seria estúpido se o fizesse.
    De facto, o exame era aparentemente fácil, mas após uma análise profunda, conseguíamos encontrar as dificuldades que se escondiam. Estou revoltada com os exames e sobretudo com as correcções. Ainda assim, não considero que esta seja uma disciplina de estudo intenso. Por vezes a dificuldade reside em sabermos aplicar da melhor maneira os nossos conhecimentos. Pensas ir à 2ª fase ?

    ResponderEliminar
  5. Jane: é claro que é mais fácil opinar-se assim para o ar à toa sem grandes fundamentos, ainda para mais, próprios :)

    Martini: não foi só pelo triste post da autora mas também como os das comentadoras que, diga-se de passagem, conseguiram ser bastante piores e fazer figuras de parvas que não fariam se tivessem ficado caladinhas. Quanto à nota... é um abre-olhos :p

    Madrigal: pois é isso, aposto que a maioria dos que comentaram a dizer mal dos alunos não se deram sequer ao trabalho de ver efectivamente o exame. Maaaas como a pipoca diz que é assim, deve ser assim... ahahah :)

    ResponderEliminar
  6. Cath: sim, aparentemento não é assim taooo dificil, mas depois de vermos bem. E como ja referi tambem nao estudei o que agravou a situação: por exemplo a porcaria da escolha multipla da segunda parte sobre o 2º texto parecia-me toda igual ahah :) Não porque ainda não sei o que vou seguir para o ano (uma vez que tenho de acabar Geometria ainda) e, para ir à 2ª fase teria de pagar 11 euros que, se calhar para o ano, se mostrariam dispensáveis. E também como so baixei um valor, fico assim por agora.

    ResponderEliminar
  7. Eu confesso que gostava (e gosto) imenso desse blog, mas não gostei desse comentário feito pela autora. É certo que os blogues servem para dizermos o que raio nos der na cabeça, mas aquilo foi totalmente desapropriado. Não vou deixar de frequentar, nem quero arranjar assunto a partir disso, mas concordo contigo e com a Madrigal quando diz que às vezes quase não nos podemos revoltar ou ter uma opinião contrária ao que é escrito que somos logo catalogados. Um beijinho e sim, o filme é lindo ;)

    ResponderEliminar
  8. também não gostei nada nada do post. mas pronto, acho que já fui tudo dito aqui e também já lá comentei (...)

    ResponderEliminar
  9. A sério que me apetecia ira Lisboa e dizer-lhe das boas!
    Eu tinha 16 e baixei dois valores. Não me considero burra, caso contrario não ía com uma nota interna boa, não estudei tanto quanto podia, mas achei o exame difícil e baixou-me consideravelmente a nota.
    Agora, ter a lata de falar de um assunto sobre o qual não se deu ao trabalho de pesquisar, nem leu o exame e vem dar sermões de Santo António? Não gostei... Não gostei mesmo nada. Podemos ser mais novos, mas não somos mais burros que eles, até porque não damos opiniões quando não estamos dentro do assunto.
    O que me irritou ainda mais foi o facto dos seguidores dela lhe foram todos dar graxa e razão quando nem eles foram ler o exame...
    Sinceramente, não estava à espera e achei muito despropositado estarem todos a pronunciarem-se sobre algo que não sabem. Tenho dito!

    (desculpa lá escrever um testamento xD)
    PS: Ah, e não é a nossa geração a do Bieber, duh pessoal mais velho xD

    ResponderEliminar
  10. É a primeira vez que venho ao teu blog e deparo-me com um texto mais ou menos extenso sobre os exames nacionais, ou melhor sobre o que escreveram sobre os alunos que o fizeram. Confesso que li o texto todo e que fui também ver o outro texto e ler alguns comentários que lá fizeram.

    Fico perplexa quando vejo que há pessoas a falar do que não sabem e principalmente se o fizerem da maneira que algumas pessoas fazem, em tom de generalizações com se a nossa geração fosse toda feita de maus alunos, de pessoas desinteressadas e que esperam sempre facilitismos de todas as maneiras.

    Quanto aos erros, eu às vezes dou-os e isso não faz de mim pior ou melhor que ninguém. Pior seria se os desse e não admitisse.

    Vou falar deste assunto no meu blog, ok? :)

    ResponderEliminar
  11. Ahahah!! Ainda bem que não sou a única neste "mundo" que não vai com a D. Pipoca e não tem vergonha de o dizer publicamente! Antes também adorava o blog dela mas ultimamente já nem sequer o visito.

    Só por isso, já sou tua seguidora ;)

    ResponderEliminar
  12. Meu amor, quando é que voltamos a ter noticias tuas? :'( Tou cheia de saudades destes teus posts tão intensos!! :) Fazes.nos falta! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. estou sem palavras. és igual a mim tanto no que dizes como no que pensas, e o mais estranho (e interessante) é que me és igual na maneira como escreves.

    ResponderEliminar
  14. Volta a escrever minha querida June. Where are you?

    ResponderEliminar
  15. adorei o teu blog e espero que voltes a escrever! beijinhos

    ResponderEliminar